Por que minha mente insiste em me manter preso à ilusão?

Expectativa e frustração… quem já não padeceu destes dois maus?

Recentemente postei uma frase na minha página do Facebook que teve muitos comentários, por isso decidi refletir e escrever algumas palavras sobre isso. Sempre falo nas minhas aulas e palestras que existem dois grandes “maus” na humanidade: expectativas exageradas e falhas de comunicação. Vejo que a maioria dos conflitos interpessoais está ligado a um destes fatores.

É da natureza humana esperar por realizações e se decepcionar quando elas não se concretizam…

A frustração vem como conseqüência das expectativas muitas vezes irracionais que criamos em relação aos outros ou a uma situação. Quando não temos controle das atitudes alheias e não podemos manipular as conseqüências dos atos e das situações, a decepção por algo muito esperado ocorre e, com ela, a vivência de um estado de sofrimento e desgaste emocional…

Temos que ter bom senso e racionalidade no momento de analisar a situação como ela é, a fim de evitar a ansiedade, angústia ou depressão que esta decepção desnecessária pode nos causar…

Existe apenas uma forma de aliviar esta reação negativa: aceitar que não podemos realizar todos nossos sonhos e desejos como queremos e também aceitar que os outros não queiram ou possam fazê-lo, mesmo que isto nos cause conflitos. Temos que entender que estas expectativas fomos nós que criamos dentro de nossa cabeça e o outro não tem como saber ou corresponder a elas! Se nós as criamos, apenas nós podemos concretizá-las ou libertar-nos delas!

Aceite que nem tudo que deseja, ou que gostaria de obter, vai se tornar realidade! Vá atrás daquilo que depende de você, mas aceite este limite!

A tendência é culparmos os outros por não corresponderem a como nós julgamos que deveriam agir, mas não se esqueça que a responsabilidade disto é única sua, o outro não tem essa obrigação, porque isto faz parte dos teus objetivos, valores ou sonhos e o outro não tem obrigação de sentir o mesmo.

 

A verdade nua e crua é que se você se decepcionou com alguém, a responsabilidade foi sua, foi você quem esperou demais dele e não ele quem fez de menos! Pense nisso! O controle está nas suas mãos, espere menos e faça mais sua parte, dentro daquilo que pode e tem controle! Não terceirize a culpa ou responsabilidade pelas suas próprias escolhas! Pegue o leme da sua vida e navegue pelos rios que você quiser…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *