MINHA TRAJETORIA

Aos 15 anos decidi que queria ser psicóloga. Era uma intuição muito forte, sem muita razão específica, mas como as grandes decisões em minha vida são tomadas dessa forma, segui este caminho. Venci resistências familiares, me esquivei de caminhos que pareciam mais fáceis e segui aquele que eu acreditava que me traria o prazer e a satisfação de ajudar às pessoas e fazê-las compreender melhor seus atos e buscar a melhora contínua.
Tracei este caminho e a cada dia que finalizo minha jornada sinto a mesma satisfação e prazer de há quase 20 anos quando comecei a estudar a Psicologia e exercer minha profissão.
E descobri o combustível diário para minha jornada tão corrida e agitada: saber que contribui de alguma forma e fiz a diferença nem que seja pequena na vida de alguém. Acredito que ajudar as pessoas é um dom que me foi concebido e tento exercê-lo em tudo que faço com amor e dedicação, a cada dia me libertando de preconceitos e julgamentos ao próximo que só atrapalham nesta profissão de doação incondicional.
Após 20 anos de formada, posso dizer que me sinto realizada em muitos desafios que venci, nas pós-graduações que fiz, que me trouxeram mais conhecimento do ser humano. Não me sinto ainda plenamente preparada, acredito que nunca estarei, mas busco me aprimorar e fazer o meu melhor em tudo que faço, me dedicar e me entregar ao meu trabalho plenamente.
É uma alegria imensa e recompensadora quando vejo um cliente que encontrou sua paz interior, seu caminho, suas metas profissionais e pessoais e me diz o quanto o trabalho terapêutico ou de coaching o ajudaram. Não há preço que pague essa realização mútua!
E é dessa forma que continuo meu caminho, crescendo e ajudando ao próximo com sabedoria, conhecimento, dedicação e amor.
Seja bem vindo a este meu caminho!

Como o Coaching de Emagrecimento surgiu na minha vida?

Aos 5 anos de idade minha mãe me levou ao endocrinologista pela primeira vez pois eu era uma criança já gordinha e começava a ter problemas na escola por isso. Na verdade, já nasci rechonchuda e venho de uma família paterna praticamente de obesos. Lembro-me muito bem desse médico, era muito agressivo e me sentia humilhada por ele… um dia chegou ao ponto de me falar que eu tinha até os 18 anos para emagrecer e se não conseguisse seria obesa para o resto da vida!!! Que raiva! Mas isso não adiantou, o efeito sanfona continuou…


Passei toda a adolescência acima do peso e sofrendo muito por isso, evitava ir à praia, me expor, era muito tímida e perdi muitas oportunidades por vergonha do meu corpo… Aos 20 anos fui a outro endócrino, um dos poucos que ainda não tinha tentado… fazia meses que não subia na balança e aí veio a surpresa…. estava com 99.3 kg!!! Nunca vou me esquecer do susto que tomei, desci da balança com um nó na garganta e tive que me segurar para não cair no choro lá mesmo… pensei que não queria chegar aos 3 dígitos de jeito nenhum!! Não agüentava mais me sentir diferente das minhas amigas, não podia vestir as roupas da moda (na época as meninas usavam shortinhos e meia calça para ir pra balada, imagina se eu poderia usar isso!!), os meninos não se interessavam por mim e sempre me sentia um “peixe fora d’água” em situações sociais…

Comecei a dieta e me lembro de ter perdido 21kg. Nunca mais cheguei a esse peso, mas também não baixava dos 75/80 kg, ou seja, sempre precisando perder uns 20 kgs… A auto-estima? Sempre ruim… me olhava no espelho, não me gostava, andava pela rua e ia a festas e bares, observava as outras meninas, que eram sempre mais bonitas e com um corpo que eu pensava que nunca conseguiria ter! Voltava para casa frequentemente com uma sensação de vazio e de fracasso…

O efeito sanfona continuou até 2010 e a falta de autoconfiança também. Este ano foi um divisor de águas para mim, fiz minha primeira formação em Coaching e decidi passar um mês no Canadá para fazer intercâmbio e amenizar minha frustração de “ser travada” para falar inglês. Estava cansada de me sentir mal por isso. Minha experiência lá foi maravilhosa, me senti livre, autoconfiante com o inglês e me fez muito bem ficar um tempo comigo mesma. Durante a viagem, quando vi uma foto e assustei com minha aparência, vi que estava engordando tudo de novo, tive um “click” e decidi que nunca mais seria obesa novamente! Uma sombra de autoconfiança surgiu nesse momento, mas no fundo nunca acreditei que seria capaz de me manter magra definitivamente, até porque foram raríssimos os momentos que estive magra e por muito pouco tempo, meu cérebro nunca havia registrado isso!

Nesse momento, peguei o telefone e liguei para o Brasil para marcar uma consulta com uma educadora física que tinham me indicado e eu não tinha tido coragem de marcar antes. Tive que chorar muito para conseguir um encaixe e uma consulta com ela no dia seguinte que cheguei do Canadá. Ela mudou radicalmente minha vida em todos os sentidos, comecei a atividade física e dieta e com sua ajuda eliminei 30 kilos em 6 meses, mas principalmente ganhei uma autoconfiança que nunca havia tido e me surpreendi com mim mesma, conheci um lado meu que nem sabia que existia, sempre me achei fraca, insegura e fracassada em relação ao meu peso, mas de repente conheci em mim uma pessoa disciplinada, determinada e focada na minha meta! Eu não acreditava em mim, mas ela sempre acreditou! E é isso que carrego até hoje dentro de mim, diariamente! Hoje não só acredito em mim, mas também que qualquer um pode conseguir o mesmo que eu!

Eliminei 45 kilos ao todo e ganhei uma nova vida há 5 anos! Mantenho o mesmo peso nesses últimos anos. Não foi nada fácil, tive que abrir mão de muitos eventos sociais e familiares e de muitas outras coisas, sem muita trégua e às vezes sendo rígida comigo mesma e escutando centenas de críticas por isso, mas a disciplina e persistência venceram! Hoje me priorizo, cuido de mim e faço apenas o que me dá prazer, sem me preocupar com a opinião alheia. Cuidar do meu corpo e da minha alimentação passou a ser o maior prazer da minha vida e deixou de ser um sacrifício. A comida deixou de ser minha inimiga e passou a ser minha aliada! Ai veio o prazer pela gastronomia e interesse por cozinhar cada dia algo diferente e saboroso, como forma de me cuidar, mas sempre de forma saudável e nutritiva! Adoro passar horas na cozinha inventando novas receitas e isto me motiva a cada dia, percebo que posso comer tudo que desejo de forma tranqüila, sem ansiedade e sobretudo com prazer.

Tenho convicção que toda a diferença foi a mudança emocional e não sentir mais a privação que antes sentia, hoje encaro tudo como escolha e não privação… eu não quero comer isso X eu não posso comer isso… É bem diferente!

E por que estou te contando tudo isso? Simplesmente por um motivo: sofri 32 anos com meu peso e só aos 37 anos (bem diferente da previsão daquele médico, lembra?) descobri essa força interior que me mantém firme. Tenho certeza que todos nós temos essa força, se eu consegui você também consegue! E se eu puder ajudar alguém hoje a superar esse caminho de dor, por que não fazê-lo? Eu teria gostado muito na época de ter tido esse tipo de ajuda e nunca tive… Hoje consigo conciliar duas grandes paixões: a reeducação alimentar e o Coaching e acredito muito em ambos! Essa é a razão do meu trabalho e a minha missão de vida!