FINAL DO ANO CHEGANDO… E AGORA??

Você tem frio na barriga quando começa a pensar que falta um mês para terminar o ano? É daqueles que só de ver o Papai Noel e os enfeites natalinos na rua pensa: “já??”
Começou a maquinar com quem passará as festas, os conflitos e as desculpas que terá que dar para não se obrigar a ir aonde não quer? Bem vindo, dezembro chegou!
Programar a viagem. Criar resoluções para o próximo ano. Encarar que das promessas do último, nem metade foi cumprida. Prometer de novo: fazer exercícios físicos, empenhar-se mais no trabalho, nas relações pessoais, arrumar mais tempo para si e para a família. Porém, ao mesmo tempo, encaixar no disputado mês de dezembro jantares, festas, amigos ocultos e seus excessos de bebidas e comida. Ou, ao contrário, enquanto alguns compram e se encontram sem parar, a agenda de outros está vazia e o orçamento, apertado. A verdade é que o fim de ano, época pretensamente mais feliz do calendário, estressa. E isso já está mais do que comprovado por especialistas.
Nem todos acham esta época uma maravilha e conseguem entrar nesse “espírito natalino”. Existe uma pressão para ser feliz, comprar, estar junto, gostar de familiares que não vemos o ano todo e fingir que estamos felizes de estar ali… Sem contar que é comum a famosa “melancolia natalina” aonde entes queridos que se foram são lembrados.
Por que é tão desgastante? Porque a nossa tendência é levar a vida no “piloto automático”, não se dar o tempo de parar para refletir se estamos realizados e satisfeitos, se as metas e valores prioritários estão sendo atingidos, como está a atenção que dou à família. Apenas na última semana do ano para-se para refletir e encarar a realidade do dos 12 últimos meses….
É o momento da verdade: perceber que não estamos em equilíbrio conosco e nem com as diversas áreas da nossa vida!
Mas como tudo na vida, as festas de final de ano também podem ser utilizadas de forma positiva e produtiva. É um momento propício de rever e refletir como tem conduzido sua vida. Apesar de que não acho que temos que fazer isso apenas uma vez por ano, mas pelo menos que o façamos nessa época seria já um começo!
Não será este o grande momento para aprender a lidar de forma diferente com a própria vida?
Nas próximas semanas vou publicar novos textos com dicas e técnicas do Coaching que usamos para esta reflexão e que acredito serão muito úteis para você para fazer de 2016 um ano diferente e com mais metas concretizadas e satisfeitas!
Fique atento, semana que vem tem mais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *