Sou uma pessoa com equilíbrio emocional! Definitivamente essa não sou eu…

Quem nunca teve muita vontade de dizer poucas e boas ao chefe ou de fazer alguma loucura e jogar tudo pro alto? Imagine se sempre fizesse tudo que passasse pela tua cabeça, provavelmente te causaria sérios problemas pessoais e profissionais! Quase sempre precisamos frear nossos impulsos para não termos muitos problemas, assim como deveríamos resistir a certas tentações para ter um bom domínio de si mesmo, ser mais respeitado e bem-sucedido no trabalho, em relacionamentos e nos nossos objetivos de forma geral.

Uma pessoa que não tem autocontrole é tomada pelas emoções, agindo de modo impulsivo, geralmente envolve-se em relacionamentos conflituosos, perde oportunidades de trabalho, arrepende-se de suas atitudes, gerando tumulto em sua vida e na dos próximos.

O autocontrole emocional é necessário para que você possa continuar focada em seus objetivos e escolher as melhores respostas e o melhor comportamento para cada situação. Se você tem dificuldade em manter o autocontrole em determinadas situações, aqui vão algumas dicas adaptadas do livro “Coração de Líder”, e que podem ajudá-lo a manter sua emoção sob controle:

1) Perceba os sinais. Preste atenção nos sinais do seu corpo e perceba quando suas emoções estão tentando dominá-lo: suor nas mãos, pernas bambas, frio na barriga, calor, voz embargada e vários outros. Quando perceber algum sinal, coloque algum dos próximos passos em ação.

2) Conte até dez. Antes de falar ou reagir, se você perceber que não está em seu “estado normal”, conte até dez e, se for necessário conte até mil. O segredo é ganhar tempo e se acalmar, para refletir e pensar sobre a maneira mais inteligente de reagir, mantendo foco em seus objetivos.

3) Reconheça os pensamentos impulsivos. Criar estratégias para resistir à tentação do momento. Comece criando uma lista dos comportamentos que gostaria de controlar e das situações que costumam provocá-los.

4) Atribua restrições de tempo aos pensamentos impulsivos. Ter tempo para pensar vai ajudá-lo a reavaliar as atitudes mais racionalmente e a aprender a adiar as ações e não ser impulsivo.

5) Afaste-se temporariamente da situação. Se tiver dificuldade, afaste-se temporariamente da situação. Saia, respire novos ares, converse com outras pessoas, peça opinião a uma pessoa de confiança – isso lhe dará a chance de formular uma nova visão sobre a situação.

 

6) Faça atividades paralelas. Pratique atividades que lhe dêem prazer: ler um livro, ver um filme, jogar futebol, dançar, ouvir música, correr, atividade física, etc. Não importa qual seja a atividade, se ela lhe der prazer, certamente o ajudará a manter o autocontrole.

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